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PROBLEMAS COM ENERGIA? A BLOCKCHAIN RESOLVE...




     Em 19 anos de existência, a AMEnergia solucionou diversos problemas dos mais variados segmentos de consumo e clientes com relação ao fornecimento de energia elétrica, ainda assim existe um que se mostra contínuo sendo um dos principais focos de trabalho da AMEnergia junto ao cliente, esse problema é o relacionamento entre cliente e concessionária.


     A maior dificuldade não é a falta de atendimento, pois a maioria das concessionárias possuem excelentes centrais de relacionamentos com seus clientes, algumas inclusive realizam frequentes reuniões com diversos consumidores para conhecer as necessidades do mercado, o problema surge quando ocorrem situações como a interrupção de energia, muitas vezes por fatores externos ao cliente ou a própria concessionária como em épocas de chuva fortes e incidência de raios na rede elétrica, outras vezes por manutenções emergenciais ou melhorias nas redes, além das diversas ocorrências com iluminação pública.


     Independente do fator gerador as interrupções não agendadas geram transtornos para os consumidores e para a própria concessionária, sendo justamente onde começam os problemas de relacionamento. Em sua maioria, os clientes não sabem como proceder corretamente quando isso ocorre, pois, demanda um processo minimamente burocrático, que consiste basicamente em informar para a concessionária o ocorrido através das centrais 0800 e solicitar um protocolo de atendimento, com isso o cliente tem em mãos uma ferramenta poderosa, mas desconhece o impacto dela no mercado.


IMPACTOS DE UM SIMPLES PROTOCOLO


     Para demonstrar o que um protocolo pode fazer, vamos dar um exemplo ocorrido com um cliente da AMEnergia:


     Há alguns anos um cliente contatou a AMEnergia para ajudá-lo a resolver um problema constante de interrupções e afundamentos de energia que ocasionavam em grandes prejuízos, o cliente em questão é do ramo alimentício e possui um processo que não pode ser interrompido por mais que 3 segundos devido a fragilidade do produto a possíveis contaminações, quando isso ocorre toda a matéria prima é descartada, causando por diversas vezes o encerramento das atividades da produção para realização da limpeza das máquinas.


     Quando a AMEnergia solicitou a fatura de energia elétrica a primeira informação constatada foram os indicadores de qualidade de fornecimento (DEC, FEC, DIC, FIC, DMIC, DICRI), onde eram apontados na fatura como "estando rigorosamente em conformidade com as normas", estes indicadores estavam iguais em todas as faturas de energia, como se em nenhum momento tivesse ocorrido interrupções no fornecimento.


     Por mais que pareça absurdo, os indicadores estavam corretos pois, devido a técnica de medição utilizada esses problemas não são, em sua maioria, detectados de forma automática pela concessionária restando a mensuração através dos protocolos feitos pelo cliente onde, neste caso, não existia a política de realiza-los junto a concessionária.


     Essa situação não foi exclusiva para o cliente em questão, isso ocorre em diversos consumidores e com certa frequência, sendo um dos serviços da AMEnergia a busca da melhoria do relacionamento entre consumidor e concessionária.


     No cliente em questão, a partir do momento que a AMEnergia identificou todos os problemas, foram realizados diversos trabalhos de melhoria e eficiência contando com a participação da própria concessionária, isso resultou na melhora do fornecimento em toda uma região, mostrando aos diversos consumidores locais o resultado das ações e como consequência começaram ter a ciência da importância em ajudar a concessionária informando os problemas na rede.


E A BLOCKCHAIN?


     Pensando em diversos casos como o citado, para facilitar o registro oficial dessas interrupções ou problemas nas redes de energia, a AMEnergia desenvolveu o aplicativo chamado SGESMART, um aplicativo bem simples e de fácil manuseio, com inúmeras possibilidades de registros de ocorrências inclusive para iluminação pública. Por esse aplicativo, o cliente pode realizar de maneira mais rápida e eficiente o registro de qualquer problema que tenha ocorrido na rede elétrica de onde ele se encontra, sendo que a informação é recebida imediatamente pela concessionária possibilitando a execução de todas as providências necessárias à correção do problema.


    Alguns dos benefícios verificados pela utilização do aplicativo são:

    - A redução da necessidade de investimento de grandes estruturas de Call Centers nas concessionárias;

    - A facilidade de realização dos protocolos pelo cliente;

    - Melhoria das estatísticas de qualidade apresentadas pelas concessionárias;

    - Eficiência no atendimento ao cliente;

    Entre outros inúmeros benefícios que podem ser verificados.


     A fim de fornecer total segurança e qualidade das informações, o sistema foi estruturado totalmente na tecnologia Blockchain, fazendo com que os registros ali implantados sejam imutáveis, proporcionando inclusive o domínio público dessas informações, ou seja nada pode alterar as informações uma vez registradas, dando segurança ao usuário que terá a garantia que foi realizado o registro de sua solicitação, uma vez que a plataforma também serve para que as próprias concessionárias registrem os protocolos de confirmação da realização dos atendimentos, trazendo uma transparência única no relacionamento entre fornecedor e consumidor. Juntamente com o aplicativo a AMEnergia desenvolveu um site onde o usuário pode verificar todos os seus registros e acompanhar o resultado final da sua ocorrência e solução do problema.


SGESMART, O COMEÇO DA MUDANÇA


     Hoje o aplicativo está disponível para download gratuito na Play Store, estando em fase de testes para os consumidores. A AMEnergia também está disponibilizando gratuitamente para as concessionárias que possuem parceria, uma central de acesso aos registros realizados pelos clientes, isso tudo com o único intuito de melhorar a relação entre consumidor e fornecedor. As concessionárias que não possuem parceria, mas tem interesse em acrescentar o sistema em seu portfólio de negócios, podem entrar em contato com a AMEnergia para que seja feita a liberação do acesso ao sistema sem quaisquer custos. Os contatos com a AMEnergia podem ser feitos através dos seguintes canais:


    E-mails:

    - comercial@amee.com.br

    - comercial2@amee.com.br


    Telefones:

    - (15) 3318-3773

    - (15) 3318-3770


    Site:

    - www.amenergia.com.br

    - www.sgesmart.com.br


     O objetivo é que até o final do 2018, 70% das concessionárias utilizem o SGESMART para realização de atendimentos emergenciais aos clientes.


     Pela complexidade da tecnologia Blockchain o aplicativo está disponível apenas para sistemas Android, porém dentro de poucos dias também será lançada a versão compatível com sistema iOS para aparelhos da Apple.


FUTUROS SISTEMAS DA AMENERGIA


     A AMEnergia possui diversos sistemas de gerenciamento de energia on-line voltados para diversos segmentos, sendo alguns exemplos:

    - Controle e monitoramento de clientes em mercado cativo;

    - Gestão de clientes em mercado livre;

    - Gestão de clientes em geração distribuída;

    - Gestão de certificados ISO.


     A AMEnergia é pioneira em Sistemas de Gestão de Energia Elétrica e todos os sistemas estão em operação há mais de 18 anos no mercado onde atualmente são gerenciadas em torno de 100.000 (cem mil) unidades consumidoras, com processamento médio mensal de cerca de 300.000 (trezentas mil) faturas dos mais diversos tipos de consumidores. Pensando no futuro das informações, a AMEnergia está realizando a migração de todos os sistemas para a tecnologia Blockchain, com o objetivo de manter a integridade das informações e tornar muito mais eficiente as contratações.


     Dentro de algumas semanas serão iniciados os primeiros testes em um dos sistemas que já se encontra em fase avançada de migração de tecnologia. O objetivo inicial é que até o próximo ano todos os sistemas estejam 100% operando em tecnologia Blockchain.


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